Hoje ao acordar eu me perguntei por que escolhi como profissão ser Assistente Social. Porque sou Assistente Social... A resposta é simples:
Ser Assistente social é desvendar o mundo, é uma busca constante contra a fome, contra a ignorância, a falta de um lar decente para quem necessita, é lutar contra a desinformação, lutar a favor da saúde, contra o desemprego, a escravidão, o trabalho infantil. Enfim, uma luta infinita contra as injustiças sociais.
Definitivamente ser Assistente Social não é ser herói ou heroína e não vamos mudar o mundo em hipótese alguma. Somos pessoas em busca de um mundo melhor e mais justo através de nossa atuação.
A partir do momento que passamos a descobrir o mundo, dificilmente conseguiremos ficar calados. E, isso é o que me move...
Ser Assistente Social é alcançar o bem estar do ser humano e ajudar a sociedade a ir ao encontro das necessidades de todos, dando especial atenção às carências e ao fortalecimento daqueles que são vulneráveis. E, isso é o que me move...
Algumas vezes ao visualizar o meu ser profissional sinto certa tristeza, pois gostaria que todos os direitos daqueles que vivem as mais diversas expressões da questão social fossem garantidos e diante de tantas situações adversas me pergunto se alguém está preocupado com as crianças que estão nas ruas usando todo tipo de droga, idosos e mulheres sendo agredidos diariamente... Olho para os lados e percebo claramente que ninguém nota. Infelizmente o mundo real quase ninguém nota.
Todos os dias o meu cotidiano profissional me mostra porque sou Assistente Social... Ultimamente os meus olhos estão mais atentos com a questão da “Drogadição” e ando observando situações que poucos dão atenção. No Centro de São Paulo e em todos os cantos dessa metrópole imensa vemos crianças e adolescentes se drogando numa ciranda de omissão e descaso, vejo que esses seres só serão vistos no momento em que prejudicarem os homens de bem... Do contrário, continuarão ali a margem da exclusão total, continuarão invisíveis, continuarão sem seus direitos, continuarão oprimidos, desesperançados, excluídos...
Abomino a injustiça... Continuarei na luta permanente e na defesa intransigente dos direitos humanos e que a nossa tão sonhada sociedade JUSTA E IGUALITÁRIA seja realmente para TODOS.
“Hoje eu acordei tão Assistente Social quanto ontem, mas vou dormir mais Assistente Social do que nunca...”
Parabéns a todos os meu amigos e colegas de profissão...
Nenhum comentário:
Postar um comentário