Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito fundamental nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.
Esse principio, está protegido pela Constituição e impede que todos imponham censura a qualquer debate, seja ele, oral, escrito, artístico, religioso, etc.
Todo e qualquer debate é livre e aberto e por vezes geram manifestações positivas ou negativas, por isso é de fundamental importância que a coletividade respeite a forma de pensar do outro, pois isso se chama LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
Claro que nunca iremos agradar a todos, por isso é muito importante salientar que mesmo quando não nos agrada o que o outro pensa ou faz devemos buscar parâmetros para que a discussão que possa surgir seja clara e absoluta, pois se nos sentimos agredidos devemos sim, manifestar nossa opinião, mas jamais reprimir o que o outro manifestou, afinal somos livres e temos o discernimento e o conhecimento, ação que talvez o outro não o tenha.
Eu compactuo com o direito de liberdade de expressão de cada cidadão, pois esse é assegurado para que ele possa se manifestar, buscar e receber informações e assim promover suas ideias em todos os âmbitos. Essas ações podem acontecer com ou sem a intervenção de terceiros e dentro dos mais diversos meios de comunicação.
A garantia da Liberdade de Expressão está no texto constitucional brasileiro em seu artigo quinto no capitulo I. Cabe a nós respeitar qualquer manifestação de terceiros, afinal a palavra é livre. Temos sim, o direito de nos indignar diante de palavras que firam a nossa moral, mas brigar ou nos ofender porque o outro manifestou o seu pensamento, acredito que não seja a melhor forma de protestar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário